Caravana Das Alembranças

Caminhada Griô e circulação do espetáculo de contação de histórias de Maria das Alembranças, que acontecerá entre 2021 e 2022. A caravana começa nas periferias do Distrito Federal e segue pela Bahia, Pernambuco e Maranhão, em busca das mestras de tradição oral e das raízes mais profundas do samba de roda, das ciências das parteiras, jurema sagrada, brincadeiras do cavalo-marinho, coco de roda, reisado, bumba-meu-boi, tambor de crioula e o baião de princesas.

A proposta é um intercâmbio cultural significativo, que se nutre da convivência comunitária e afetiva com mestras griôs e aprendizes, enquanto uma forma de aprendizagem e produção partilhada de conhecimento. Ao acender velhas infâncias, apresenta o brincar enquanto necessidade humana de expressão, revelando memórias e segredos de outros tempos e lugares. Ao fortalecer o lugar social e político dessas mulheres, busca promover o diálogo com as novas gerações, sensibilizando novos públicos e fomentando a atualização e continuidade das tradições.

A Caravana das Alembranças é fundamentada na metodologia da Pedagogia Griô, uma proposta de educação criada no interior do Brasil há mais de 20 anos, a partir da experiência do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô e sistematização da educadora Lillian Pacheco. Uma pedagogia que reconhece a importância social e política das mestras de tradição oral. Um movimento que valoriza a identidade e a ancestralidade do povo brasileiro e fortalece suas redes, visibilizando essas narrativas na construção de políticas públicas para a educação, saúde e cultura.
NO DISTRITO FEDERAL – SÉRIE DE VÍDEOS

A Caravana das Alembranças embarca na sua viagem começando pelas periferias do Distrito Federal, em visitas e vivências realizadas entre 2020 e 2021. Nesse primeiro giro, Maria das Alembranças foi ao encontro de três mestras: a bonequeira e artesã Tetê Alcandida (Taguatinga/Ceilândia), a cantora e compositora Martinha do Coco (Paranoá) e a compositora e brincante de bumba-meu-boi Tamá Freire (Sobradinho).

O resultado dessa caminhada virou uma série de três vídeos brincantes que serão lançados a partir do dia 06 de setembro de 2021. O lançamento de cada vídeo contará com prosa ao vivo junto às mestras.

Para saber como participar das prosas de lançamento e assistir aos três episódios da série, confira o post abaixo ou ACESSE AQUI.
 

PRÓXIMA PARADA

Em novembro de 2021, Maria das Alembranças sai do Distrito Federal rumo à Bahia, Pernambuco e Maranhão. Será uma nova etapa de andança, indo ao encontro de mestras e griôs que brincam e semeiam nesses territórios.

Aguardem!!

Acompanhe!

Assista aos episódios da série Caravana Das Alembranças – DF

Assista aos episódios da série Caravana Das Alembranças – DF

Primeiros giros percorridos, série lançada, prosas realizadas e novos rumos a conhecer. Se você ainda não conferiu os episódios da série de vídeos Caravana das Alembranças - DF, confira aqui! São produções audiovisuais poéticas e brincantes, que apresentam histórias...

Lançamento da Série de Vídeos Caravana Das Alembranças

Lançamento da Série de Vídeos Caravana Das Alembranças

Lembrar as raízes de onde viemos para viver os encantamentos do presente. Assim nasce em 2021 a Caravana das Alembranças, uma caminhada griô que vai ao encontro das raízes de mulheres brincantes, mestras de tradição oral que semeiam saberes e fazeres culturais do...