Depois de pousar em periferias, escolas públicas e quintais de mestras griôs do Distrito Federal, a Caravana das Alembranças está na estrada! Até julho de 2022, circularemos por três estados da região Nordeste: Bahia, Pernambuco e Maranhão. Seguimos no encontro de mestras de tradição oral, vivenciando aprendizagens e compartilhando com suas comunidades o novo espetáculo de Maria das Alembranças: “A fabulosa história da onça alembrada”.

Nosso primeiro pouso foi em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, onde abrimos a roda para Onça Yayá passar no dia 3 de dezembro, em apresentação na Escola Maria Isabel Silveira, no Alto do Tomba. Essa apresentação teve a participação especial do percussionista Raphael Mosquito e da educadora griô e parteira pedagógica Líllian Pacheco, com apoio local da Associação Grãos de Luz e Griô, produção de Vitor Darlan e fotografias de Uilami Dejan.

Foto: Uilami Dejan

 

Durante nossa estadia em Lençóis, fomos acolhidas na casa da nossa anfitriã, Líllian Pacheco, onde compartilhamos boas prosas e vivências no seu quintal produtivo. Na casa da Líllian, também conhecemos a griô aprendiz Vânia Machado, que nos guiou pelas trilhas, ruas e cachoeiras da Chapada. Finalizando este ciclo, participamos ainda de um treino de capoeira na casa do grupo Corda Bamba (Mestre Cascudo), com o griô aprendiz e educador quilombola Delvan Dias.


PEDAGOGIA GRIÔ

A Caravana das Alembranças é fundamentada em metodologias da Pedagogia Griô, proposta de educação criada no interior do Brasil há mais de 20 anos, a partir da experiência da Associação e Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis-BA) e de sistematizações da educadora Líllian Pacheco. Mais que uma pedagogia, é um movimento que reconhece a importância social e política das mestras e mestres de tradição oral, gera rituais de vínculo, valoriza a identidade e a ancestralidade do povo brasileiro e fortalece suas redes, visibilizando essas narrativas na construção de políticas públicas para a educação, saúde e cultura.

A Caminhada Griô é o ritual fundamental para o processo de aprendizagem e de geração de vínculo entre um(a) griô aprendiz e mestres(as) de tradição oral.

“Caminhar no meio de seu povo como caminha por dentro de si mesmo para que no ato de parir-se possa parir gentes e mundos. É na caminhada griô que o parto pedagógico acontece vivencialmente enquanto se constrói princípios e posturas éticas, afetivas e políticas de vínculo com Mestras/es Griôs, as culturas tradicionais de transmissão oral e as comunidades educativas. Na caminhada griô aprende-se a ser pequeno e aprendiz, a saborear com tempo a inteligência de cada ser que guarda os saberes, modos de vida e ecologia de uma comunidade ou região…”

— PACHECO, Líllian. Griô Aprendiz. In: ___. Pedagogia Griô. Lençóis: Escola de Formação Pedagogia Griô, 2021. No prelo.

 

LÍLLIAN PACHECO

Líllian é escritora, criadora da Pedagogia Griô, educadora griô, mãe e agricultora familiar, formada como educadora biocêntrica, educadora popular e educadora para as relações étnico raciais positivas. É facilitadora de biodança, poeta, assessora em avaliação e planejamento institucional, produtora cultural, idealizadora e coordenadora de projetos de educação, cultura e economia solidária, premiada nacionalmente. Atualmente, coordena a Escola de Formação na Pedagogia Griô, a Associação e Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis-BA); a Escola de Políticas Culturais do Brasil e América Latina e o Projeto de Pós Graduação na Pedagogia Griô na USP. Atua também na coordenação do Movimento Nacional de Emergência Cultural Lei Aldir Blanc.

“Ciente de si, seu espírito se ergue
no altar da serra
nascente de rio.
Nada espera, nada se encontra
nem se tece.
Além da grandeza e do abismo
contempla o vazio…”

Trecho do livro “O Amor e a Amora”, de Líllian Pacheco.

Desenho feito pela caravaneira Nara na casa de nossa anfitriã Líllian Pacheco

 

De Lençóis, nos despedimos e rumamos para a Ilha de Itaparica.
Do sertão-cerrado ao mar, seguimos…

Acompanhe mais fotos e textos no nosso diário de bordo no instagram: @das_alembrancas.