Oficina Mulheres Brincantes

Espaço de acolhimento e criação artística entre mulheres, a partir da brincadeira, da diversidade e de mitologias presentes nas tradições das culturas populares. Um convite para que cada participante mergulhe em suas histórias de vida e ancestralidades, parindo figuras, poesias, movimentos e novas histórias. O processo criativo feminino girando em roda.

A Oficina Mulheres Brincantes foi criada e facilitada pela artista brincante e arte-educadora Luciana Meireles, e segue sendo recriada em parceria com a brincante e dançarina Camila Oliveira. Desde 2015, foram realizadas seis edições, que ocuparam o Espaço Cultural Mercado Sul (Taguatinga), o Centro Tradicional de Invenção Cultural (Asa Sul), o Espaço Kifanda (Conic) e a Casa da Árvore (Asa Sul).

Cada encontro é moldado a cada grupo e mulheres presentes, permeado pelas possibilidades e potencialidades da capoeira, do samba de coco, do samba de roda, das bandas de pife, da palhaçaria, do mamulengo, do teatro de terreiro, do samba pisado e da Pedagogia Griô. Saberes que se encontram a serviço da louvação ao feminino e à brincante, essa mulher que transcende e cria seu próprio caminho rumo à encantaria.