Nós

Mestra Tetê Alcândida

Tetê Alcândida é bonequeira, brincante, contadora de histórias e educadora popular. Nascida em família cigana no município de Novo Brasil (GO), é filha de pai palhaço de Folia de Reis e neta de rezadeira artesã. Chegou em Brasília aos 17 anos, trazendo todo o seu universo encantado de pé no chão, inventando bonecos e brinquedos de cabaça e pano. Desde 1990, realiza trabalhos de cenografia e figurinos. É fundadora do Bloco Carnavalesco Mamãe Taguá e coordenadora da ocupação cultural Batalhão das Artes, em Taguatinga (DF).

Fabíola Resende

Arte-educadora, brincante, mamulengueira e professora, licenciada em Artes Cênicas pela UnB. Por sete anos, caminhou em escolas do DF, Minas, Goiás e Bahia, contando histórias desde a fonte da Pedagogia Griô. Aprendeu a brincar mamulengo no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga, onde se inspirou para montar, em 2007, o espetáculo Vereda dos Mamulengos. Desde 2013, é professora da Secretaria de Educação do DF, atualmente no CEF Drª Zilda Arns do Itapoã.

Nara Oliveira

Brincante, musicista, capoeira, sambadeira e comunicadora. Atua na coletiva Casa Moringa desde a sua criação. É cofundadora da Gunga (2008), estúdio de comunicação, design e audiovisual, onde atua como designer, coordenadora de comunicação, ilustradora e mobilizadora de festivais, projetos, empresas criativas e produções audiovisuais, apoiando iniciativas culturais e o desenvolvimento das ferramentas de software livre. É integrante do grupo Sambadeiras de Roda.

Francisco Rio

Viajante, escutador de histórias, dissidente de gênero, folgazão. Cresceu no caldeirão cultural de uma família baiana e pernambucana, no Distrito Federal, jogando bola nas ruas do Gama e correndo entre as oportunidades dos livros e escolas do Plano Piloto. Sua principal formação é nas tradições orais, com as mestras e mestres de vida, terreiros e estradas. Nessa travessia, participou e se aproximou de diversos brinquedos tradicionais do Brasil e do DF. É licenciado em Dança e se lança nos cruzos entre dança e performance, educação, audiovisual, sagrado dissidente, branquitude, história e contação de história, quintais, terreiros e brincadeira.

Lua Kixelô Cavalcante

Artista, diretora de arte, capoeirista, sambadeira de roda e aleijada. É tecnóloga em fotografia, pedagoga e aprendiz griô. É coordenadora pedagógica na Casa de Cultura e Ecossistema de Arte – A Pilastra, educadora no SESI LAB e conselheira curatorial do Solar dos Abacaxis. Se coloca como corpo-artístico-político-pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares encantados esse corpo habita, entendendo as manifestações tradicionais como principal referência para as suas práticas educativas.

Lillian Pacheco - consultoria pedagógica

Escritora e criadora da Pedagogia Griô. Líllian Pacheco é educadora popular, educadora biocêntrica e educadora para as relações etnico-raciais positivas. Idealizadora e coordenadora da Escola de Formação na Pedagogia Griô, do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da Ação Griô Nacional e da Escola de Políticas Culturais. Idealizada e coordena projetos educativos, artistico-culturais e de economia solidária há mais de 30 anos, diversos deles premiados nacionalmente.

Luciana Meireles

Nascida e criada na cidade de Ceilândia (DF), é atriz e brincante da figura Maria das Alembranças. É mãe de Inácio e há 16 anos atua como griô aprendiz, escutadora e contadora de histórias e coordenadora de projetos criativos colaborativos. É formada na Pedagogia Griô, cofundadora da coletiva Casa Moringa, criadora da Oficina Mulheres Brincantes e coordenadora da Caravana das Alembranças, empreendimento cultural que oferece oficinas, consultorias e espetáculos. Trabalha a serviço da ancestralidade e do empoderamento feminino dentro da cultura popular.

Keyane Dias

Taguatinguense (Brasília-DF) com ascendência paraibana e piauiense. Keyane Dias é jornalista, poeta, escritora, cordelista, capoeirista e produtora cultural. Atua como comunicadora junto aos universos das artes há mais de 11 anos, cofundando a Pareia Comunicação e Cultura. Artista da palavra desde o corpo, é praticante de Capoeira Angola desde 2012 e praticante-professora de Yoga. Publicou os livros ‘Travessias’ e ‘Atraverso’ (Avá Editora), folhetos de cordel e outras reinvenções literárias. De alma andante, vive entre perifas do DF e os cerrados goianos.

Rayla Costa

Educadora, pedagoga (IESB), produtora cultural, atriz-brincante e cientista social (UnB). Natural de Brasília, criada na Ceilândia (DF) e nascida no berço de uma família do sertão seridoense (RN). Vem atuando em espaços de educação formal e não formal como educadora, buscando alicerce na Pedagogia Griô. Atua com teatro de formas animadas. Em 2022, inicia o processo de criação da brincadeira Encantaria de Mamulengos, junto à Coletiva Casa Moringa.

Adele Teixeira

Brincante, cantadora e contadora de histórias, compositora e fotógrafa. Moçambiqueira, soldada da Guarda de Moçambique de Santa Efigênia. Filha adotiva. Ter dois troncos familiares, biológico e adotivo, a fez buscar desde cedo o caminho da sensibilidade, onde busca vias que transcendem a racionalidade para compreender a vida e a si mesma. Tem como base a natureza, a ancestralidade, a visão de mundo africana e as culturas populares brasileiras, onde a artista se encontra. Através da busca pelas origens e com o seu maior instrumento, a escuta, ela manifesta sua arte.