Encontro de Mestras e Griôs do DF

Uma grande roda para dialogar sobre feminismos e ancestralidades, reunindo diferentes mulheres guardiãs de saberes, fazeres e ofícios tradicionais. Aqui, mestras, griôs, suas aprendizes e público constroem um espaço-tempo intergeracional para compartilhar histórias de vida, música, dança, culinária, poesia e outras artes e afetos. Uma ciranda contemporânea para relembrar as matrizes de onde viemos e legitimar os espaços ocupados por essas mulheres.

 

1º Encontro (2018)

O Encontro de Mestras e Griôs do DF nasceu em dezembro de 2018, seguindo a trajetória de constante aprendizado e vínculo da Casa Moringa com mestras de tradição, com fundamentação na Pedagogia Griô. A primeira edição foi realizada no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, durante a Ocupação Cultural do Mercado Sul de Taguatinga (DF), em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos. Lá, convidamos o público para uma tarde de convivência comunitária junto às mestras, no cenário vivo de uma cozinha caipira construída pela mestra Tetê.

Participaram do primeiro encontro a artista popular Martinha do Coco; a yalorixá Mãe Baiana; a parteira Adiles Sebastiana; a brincante e compositora de toadas Tamatatiua Freire e sua mãe Dona Maria, matriarca do Bumba-Meu-Boi do Seu Teodoro; a mãe de santo Mãe Cícera de Oxum; a costureira e bordadeira Dona Santina; a artesã e educadora popular Tetê Alcândida; a costureira Dona Nen; e Mãe Railda, uma das mais antigas yalorixás do Distrito Federal.

Desdobramentos do 1º Encontro – Projeto Bumba Maria Meu Boi

Projeto do Instituto Rosa dos Ventos em parceria com Bumba Meu Boi do Seu Teodoro e a Associação de Mulheres de Sobradinho II, protagonizado por Tamatatiua Freire. A idealização do projeto aconteceu dentro do I Encontro de Mestras e Griôs do DF e oferece aulas de canto, dança e música das tradições maranhenses para mulheres de todas as idades.

2º Encontro – Online (2021)

A segunda edição do Encontro de Mestras e Griôs do DF foi realizada em novembro de 2021, adaptada ao formato online devido à pandemia do Covid-19. O encontro incluiu oficinas online, uma Grande Roda ao vivo com diálogos entre todas as mestras participantes e uma Live Musical com Martinha do Coco, Dona Gracinha da Sanfona, Maria das Alembranças, Vereda dos Mamulengos e Thabata Lorena. Buscando registrar as histórias de vida das mestras e salvaguardar seus saberes, o encontro produziu ainda o Podcast Encontro de Mestras e Griôs, com 13 episódios, e o documentário Viradas no Tempo.

Ao todo, 12 mestras participaram do encontro, sendo 10 residentes no DF e duas residentes na Bahia, mas que também possuem aprendizes em Brasília e no Cerrado:  a parteira tradicional Valdeci Santana (BA); a cantora Martinha do Coco; a artesã e educadora popular Tetê Alcândida; a yalorixá Mãe Baiana; a costureira de gente e de bonecos Nen Rocha; a mãe de santo Mãe Cícera de Oxum; a bordadeira Santina Azevedo; a mestra de Capoeira Angola Janja Araújo (BA); a agricultora e erveira Josefa Ataídes; a sambadeira Fernanda Machado; a artista popular Dona Gracinha da Sanfona; a matriarca do Boi de Seu Teodoro, Maria Sena, e sua filha, a brincante e compositora de toadas Tamatatiua Freire.

Para ouvir os 13 episódios do PODCAST acesse aqui.

Blog

3º Encontro de Mestras e Griôs lança livro inédito

3º Encontro de Mestras e Griôs lança livro inédito

No dia 16 de junho, a coletiva Casa Moringa realiza o 3º Encontro de Mestras e Griôs, reabrindo a sua grande roda entre guardiãs de tradição oral do Distrito Federal. Em 2024, o evento vai ocupar o santuário agroecológico do Sítio Geranium, em Taguatinga, das 14h às...

2º Encontro de Mestras e Griôs – Online

2º Encontro de Mestras e Griôs – Online

Chegou a hora! Entre os dias 3 e 24 de novembro, a Casa Moringa realiza o 2º Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal. Em 2021, nosso querido projeto renasce no formato online, reunindo diferentes mulheres atuantes e mantenedoras de tradições culturais...

1º Encontro de Mestras e Griôs

1º Encontro de Mestras e Griôs

Em uma grande roda de prosa, o 1ª Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal irá dialogar sobre sobre feminismos e ancestralidades, reunindo diferentes mulheres guardiãs de saberes, fazeres e ofícios tradicionais. O encontro está marcado para o dia 1ª de...