Solares Brincantes
O I Solares Brincantes, parido em 2019, foi realizado no Espaço Cultural Renato Russo (Brasília-DF), através de uma campanha de financiamento coletivo junto ao público. Em formato de mostra, apresentou solos teatrais de Luciana Meireles, Francisco Rio, Letícia Coralina e Jun Cascaes, brincantes da cidade. O encontro abriu portas para o desfrute de espaços de aparição, visibilidade, incentivo ao ofício e protagonismo de mulheres e pessoas lgbtqiapn+ em cena.
O II Solares – Encontro de Brinquedos e Tradições ressurge com um novo coração e curioso com as plurais perspectivas possíveis através dos corpos dissidentes, que estão criando a si e ao mundo de forma urgente, na marginalidade, colocando em debate memória e ancestralidade no Brasil.
O encontro retorna como possibilidade contínua de reformulação de proposições a cada edição, tendo com foco no intercâmbio cultural e artístico, através de mostras teatrais, residências, rodas de conversas, festas, shows, exposições para incentivo e fortalecimento de artistas brincantes no enfrentamento ao capitalismo e ao mercado cultural, compreendendo a brincadeira como uma herança tecnológica ancestral desse território brasileiro-originário-diaspórico-e-de-sobrevivências.