Goyá vem de longe… E caminhando sobre o barro branco e a terra vermelha chega para nos contar histórias que ouviu do Cerrado e de seus povos originários. Uma cabocla nascida nas beiras do Córrego Taguatinga, neta e filha de mulheres campesinas, descendente de gente que planta alimento, floresta e vida no solo cerratense do Planalto Central. Goyá conversa com a mata e com os pássaros, dança com as águas e semeia histórias para manter a floresta de pé.
Dielle Mendes é atriz, brincante, educadora popular e educadora ambiental. É agente cultural desde os 17 anos, sendo iniciada no Movimento Cultural do Mercado Sul de Taguatinga. Desde 2009, atua com teatro popular infantil em escolas e outros espaços adaptados, integrando criação cênica com brincadeiras de roda, jogos teatrais e danças populares. Como educadora ambiental, cria projetos de arte, conscientização e natureza cênica para crianças, unindo o teatro popular com a ecopedagogia. Atua em espaços de referência no DF, como o Ponto de Cultura Invenção Brasileira, Movimento Cultural Mercado Sul Vive, Sítio Geranium, Grupo de Teatro do Detran-DF e Coletivo da Cidade.
“Sou brincante desde a minha adolescência, onde conheci o teatro popular e suas possibilidades. Ser uma mulher brincante para mim é ver nos olhos das pessoas a graça de se ver um mundo de mais encantamento e leveza através da arte”.