Maria das Alembranças é uma avó ancestral, sustentadora das tradições das árvores que alembram o povo, rejuntando raízes de memórias que foram cortadas. Ela também enterra esquecimentos e, nas rodas da vida, toca o seu pandeiro, canta e dança as encruzilhadas da terra e o sangue das mulheres.
Luciana Meireles é nascida e criada na cidade de Ceilândia (DF). É atriz e brincante da figura Maria das Alembranças. É mãe de Inácio e há 16 anos atua como griô aprendiz, escutadora e contadora de histórias e coordenadora de projetos criativos colaborativos. É formada na Pedagogia Griô, cofundadora da coletiva Casa Moringa, criadora da Oficina Mulheres Brincantes e coordenadora da Caravana das Alembranças. Trabalha a serviço da ancestralidade e do empoderamento feminino dentro da cultura popular.
“Sou mulher brincante porque vivo caçando o prazer e a liberdade… dando meus pulos, inventando um jeito de fazer dar certo e me divertir enquanto. Tenho que trabalhar, estudar, cuidar da casa, do filho, pagar as contas… mas como fazer isso com a alma junto? Vou cantando, faço uma pausa pra dançar, imito pessoas, faço vozes engraçadas… converso comigo mesma no espelho… tem que ter algum jeito de fazer dessa vida um lugar mais interessante… Gosto muito de sonhar, e mais ainda de realizar o que sonho. Brincar pra mim é sobre viver a vida com presença, alegria e liberdade… e isso não está dado pra nós mulheres, é preciso lutar todo dia e caçar jeito! Por isso, a onça nos representa… caçadora selvagem de seus próprios desejos”.