Benvinda dos Raios do Mundo é neta de Dona Presença, nasceu do piado de um pife assoprado com força e alegria. É uma velha cantadeira e contadeira de histórias, que caminha pela Terra ajudando sua avó que anda tendo um baita trabalho com as almas desse mundo que vivem fugindo do tempo presente. Traz na mão esquerda um ramo de alecrim para curar as mágoas que passam a gente para trás. Na outra mão, traz um pandeiro para costurar nossos pés no agora.
 

Foto: Davi Mello / Pareia

 
Natália Honorato é escritora, educadora, brincante, neta de poeta, filha de violeiro e cria do Cerrado – entre Goiás e DF. Integra o grupo musical Pitoco de Bambu, formado por aprendizes de Mestre Zé do Pife. Licenciada em Letras, atua com oficinas de escrita e mediação de leitura. Acredita no poder que é contar nossa história e aprende com a/os mestra/es as sabedorias das rodas, que tão bem sabem acolher nossas expressões e nos lembrar de quem somos. Tem dois livros publicados: ‘Solidão e tanta gente/ Tromba d’água’ (dois livros em um); ‘O Tocador e o Tempo: uma homenagem ao mestre Zé do Pife’, ambos pela Avá Editora.

“Ser mulher brincante é aprender com as mestras e mestres as manifestações que dão vida às ruas e à própria vida em comunidade. É, ao mesmo tempo, dentro dessa própria comunidade, enfrentar o machismo estrutural que não nos quer brincantes”.