Chegou a hora! Em novembro, realizaremos o 2º Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal. Neste ano, somente devido à pandemia, o evento acontece no formato online, com a participação de 12 mestras de tradição oral. E para abrir o encontro, preparamos seis oficinas gratuitas, que serão realizadas entre os dias 3 e 5 de novembro, via Zoom.

As inscrições ficam abertas somente até o dia 29 de outubro e são apenas 20 vagas por oficina. Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição abaixo e aguarde o nosso contato. Enviaremos, por e-mail, todas as informações, links e senhas de acesso para as salas virtuais onde nos encontraremos com as mestras.
 

>> INSCREVA-SE AQUI <<

 
 
SOBRE O ENCONTRO
 
Firmado nos pilares da Pedagogia Griô, que propõe o reconhecimento social, político e econômico dos mestres e mestras de tradição oral, o Encontro de Mestras e Griôs do DF busca legitimar os espaços ocupados por mulheres atuantes e mantenedoras de tradições culturais brasileiras.
 
 
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

03/11 – 19h às 20h
Confecção de bolsa artesanal – com a costureira Nen Rocha
Um tutorial acessível para a confecção de uma ecobag de tecido. Dona Nen irá abordar todas as etapas: molde, corte, costura e acabamento. Voltado para quem já começou ou para quem quer dar os primeiros passos na costura.

03/11 – 20h30 às 21h30
Bordado para iniciantes – com a bordadeira Santina Azevedo
Princípios básicos do bordado tradicional para iniciantes, com agulha, linha e tecido de algodão. Dona Santina irá abordar desde a escolha do desenho aos movimentos com a agulha, compondo o bordado de uma flor a partir da forma circular.

04/11 – 19h às 20h
Cuidados naturais no pós-parto – com a parteira tradicional Valdeci Santana
Orientações e práticas naturais de cuidado para o puerpério. Dona Val irá compartilhar saberes tradicionais, incluindo receitas caseiras com ervas medicinais, especiarias e alimentos para cuidar da mãe e do bebê.

04/11 – 20h30 às 21h30
Chás terapêuticos – com a agricultora e erveira Josefa Ataídes
Dona Josefa irá compartilhar diferentes preparos de infusões terapêuticas, abordando a escolha dos ingredientes e utensílios, rituais ancestrais com o uso de chás e a Cerimônia Camponesa de Chá para a promoção da saúde.

05/11 (sexta) – 19h às 20h
Toques e cantos da Capoeira Angola – com mestra Janja Araújo
Cantar, tocar e improvisar são elementos que integram e encantam as rodas de Capoeira. Mestra Janja irá compartilhar histórias e fundamentos da Capoeira Angola e da nossa herança afrobrasileira, a partir de cantos e toques tradicionais.

05/11 – 20h30 às 21h30
O despertar através do Samba de Roda – com Fernanda Machado (Sambadeiras de Bimba, Filhas de Biloca)
Movimentos, musicalidade e ancestralidade. Neste oficina, Fernanda Machado propõe um momento de escuta, diálogo, acolhimento e interseccionalidade entre mulheres, a partir de elementos que compõem a tradição do samba de roda.


PROGRAMAÇÃO GERAL DO ENCONTRO

Após as oficinas, o 2º Encontro de Mestras e Griôs realizará a Grande Roda, no dia 6 de novembro, onde as 12 mestras e griôs se reúnem para prosear sobre seus fazeres e histórias de vida. No domingo, dia 7, é o dia da Live Musical, com shows de mestras participantes e mulheres ativistas culturais da cidade. Essas duas atividades do fim de semana serão transmitidas ao vivo, através do canal da Casa Moringa no Youtube. No dia 8 de novembro, lançaremos um podcast exclusivo, com 13 episódios que abordam as origens do encontro e entrevistas com as mestras.

Clique aqui e saiba mais!