No próximo dia 9 de julho, a Casa Moringa lança o projeto Prosas Brincantes, uma roda aberta para diálogos que percorrem nossos fazeres e saberes enquanto mulheres que brincam e refletem sobre o estar no mundo. Com encontros bimestrais, vamos nos reunir sempre on-line, buscando integrar a rede de mulheres brincantes de todo o Brasil. Cada encontro, um tema e três convidadas especiais.

E para abrir a roda, convidamos a antropóloga indígena Taily Terena (MS), a artista do riso Cibele Mateus (SP) e a brincante Maria Gomide (CE) para dialogar sobre a Encruza – decolonialidade, capitalismo e brincadeira. A prosa começa às 19h e segue até 21h, via zoom. É aberta pra quem quiser chegar, basta se inscrever.

Para participar, INSCREVA-SE AQUI. No dia da prosa, enviaremos o link da sala de transmissão.

A prosa é protagonizada por mulheres, mas aberta pra TODES!!!
 
 
CONVIDADAS

Taily Terena
Mulher indígena Terena. Antropóloga formada pela UnB e mestranda em Antropologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. Faz parte da Comissão da Infância e Juventude do Enlace Continental de Mulheres Indígenas e do Amazon Conservation Team e é membro da Conselho Nacional de Mulheres Indígenas. Integra o podcast Decoloniza!, do coletivo Ocareté, e empodera diariamente meninas e mulheres indígenas acerca de suas identidades.

Cibele Mateus
Artista do riso, atriz, educadora social e pedagoga. Desde 2005, desenvolve seus trabalhos cênicos a partir de motrizes e matrizes de tradições afrodiaspóricas, afroindígenas e arte de rua. Desde 2014, tem seguido em busca das máscaras de pretume e da arte misteriosa do riso, buscando criar uma poética própria de comicidade negra.

Maria Gomide
Brincante, educadora, terapeuta e mãe. Nasceu na Carroça de Mamulengos e tem de arte o tempo que tem de vida. É mãe da Ana, com quem forma a dupla de palhaçaria MariAna. Desde criança, investiga processos de educação através da vivência com a arte. É coordenadora do curso de pós-graduação “Saberes Populares para a Arte e a Educação”, ministrado pela Carroça de Mamulengos em parceria com a Casa Tombada.
 

Esta primeira edição do Prosas Brincantes é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc.