Iniciamos nesse mês de setembro a Caravana Casa Moringa 2014 – Vereda dos Mamolengos. Como continuidade do projeto Caravana Griô 2012, vamos circular pelo Distrito Federal e Goiás, indo ao reencontro de mestras e mestres de tradição oral. Cada porto será espaço para troca de saberes e apresentações do nosso espetáculo Vereda dos Mamolengos, que está em novo formato.

O projeto pretende também proporcionar o encontro entre os mestres e mestras. No roteiro, estão quatro cidades: Águas Lindas (GO), Olhos D’água (GO), Pirenópolis (GO) e Paranoá (DF). No Ninho dos Artistas, em Águas Lindas, será o encontro entre os mestres artesãos Ednaldo Azevedo e Virgílio Mota. Em Olhos D’água, a prosa será com as mestras Santina da Silva e Dona Nega.

Em Pirenópolis, o contador de causos e benzedor Bastião de Chica receberá a visita do violeiro Badias de Medeiros. E para fechar a Caravana, no Paranoá, teremos uma grande festa com Mestre Zé do Pife e Martinha do Coco. Os dois nasceram em Pernambuco e há alguns anos escolheram o DF para morar e criar suas músicas e brincanças.


MEMÓRIAS

Cada uma das cidades escolhidas já foi visitada na Caravana Griô 2012. Naquele ano, percebemos muitas semelhanças entre os mestres de tradição oral e a disposição que elas e eles têm para repassarem seus conhecimentos. Por isso, a ideia dos encontros é resgatar os vínculos já formados e fortalecer a rede de transmissão de saberes, em especial nas escolas públicas, onde poderemos vincular a tradição oral ao ensino formal.

Mesmo sabendo que nenhuma tecnologia substitui o convívio, a Caravana Casa Moringa 2014 – Vereda dos Mamolengos resultará na produção de quatro vídeos-poéticos sobre as mestras e mestres envolvidos. Todo o material ficará disponível na internet, em nosso site, como forma de estímulo aos saberes e ofícios dos mestres e para que mais pessoas tenham acesso a essas histórias, entendo que a cultura popular e tradicional é viva e pulsante.

Em breve, mais informações do que já aconteceu e do que ainda vêm por aí.