Pirenópolis foi nossa primeira parada! Visitamos Seu Bastião de Chica um senhor de 96 anos, conhecido por contar causos, participar das folias, do congo e ser benzedor, também era um dos puxadores de um brinquedo popular chamado Tapuio. E acredite se quizer, Seu Bastião também foi parteiro ajudou 6 crianças a chegarem nesse mundo.

Trabalhou a vida inteira no garimpo, caminhou muitas léguas atrás de pedras preciosas e já enfrentou muitos desafios em sua jornada, hoje mora só em uma casinha aconchegante, com um grande quintal, onde cria suas galinhas e cuida de suas árvores, plantas e hortaliças. E foi em seu quintal mágico que sentamos toda a tarde prozeando e trocando contos, causos, histórias e até rezas boas para todo tipo de mal.

Seu Bastião é considerado um ser cheio de mistérios, dizem que o povo de Pirenópolis já teve medo dele, mas ele mesmo diz que já foi muito ruim e que agora ta aprendendo a ser bom. Ele também nos contou que ter sido reconhecido um griô por Daraina e por todos da Guaimbê o ajuda a estar vivo até hoje… E ser melhor a cada dia!

No dia seguinte visitamos a escola municipal Luciano da Silva Peixoto e realizamos 2 vivências com turmas cheias de energia! Na parte da manhã Seu Bastião não pode nos acompanhar, mas mesmo assim levamos um pouco do que ele nos contou para os participantes.

Já no turno da tarde formamos uma roda de contação de histórias onde Seu Bastião pode contar um pouco mais de histórias. Também brincamos e dançamos seguindo o cortejo…

Agradecemos a toda a equipe escolar, à Emília, Murcego e Daraína que nos acompanharam e acolheram nessa caminhada.

[nggallery id=2]