Caravana Griô na escola – Ceilândia

Caravana Griô na escola – Ceilândia

No dia 23 de Novembro nós da Casa Moringa retornamos ao Centro de Ensino Médio 03 com a professora Vilmária. Foi nessa escola que iniciamos as nossas caminhadas lá em 2007 por isso lá nos sentimos em casa e em parceria com uma educadora mais que especial que vem acompanhando nossa tragetória de griôs aprendizes como mãe da Luciana Meireles.

Quando chegamos à escola o seu Zé do Pife ficou ali no portão a nos ensinar alguns versos que temos que aprender:

¨Ponta faça, mais não acha, mais achara, mais queria, redobra a rosca e a gia, uma pancadinha de quando em vez que é pra animar o freguês… ¨

Andentramos a escola acompanhando o pife do mestre, entramos em uma sala com muitas mulheres estudantes, realizamos o pedido de bençãos, cantamos a música aprendida com Márcio Caires que aprendeu com mestre Dunga:

¨Cumpade, seu galinheiro dê milho à suas galinhas seu filho malensinado passó em minha porta com parte a namorar…¨

E Maria de Barro contou a história de vida do seu Zé do Pife que fez a trilha sonora tocando o pife.

Depois realizamos a vivência com outra turma, cantamos e dançamos algumas músicas e seu Zé contou algumas de suas muitas histórias que em breve vou aprender, escrever e postar por aqui para que tantos outros possam ter acesso!! Pois são relíquias guardadas em sua memória tão viva e ativa, só vendo pra crer…

Deixe uma resposta