Caravana Griô – Formosa

Na cidade de Formosa fomos ao encontro do mestre Badia Medeiros, violeiro, folião e catireiro. Ele é em si a personalidade de um homem forte e decidido.

Por volta de três horas da tarde da quinta-feira do dia 21 de Junho chegamos à sua casa, sentamos em seu quintal e  proseamos até o anoitecer.

Às 20h seguimos o cortejo para a escola, onde encontramos 2 turmas de jovens e adultos estudantes que nos receberam com muita alegria e desejo de ouvir e saber o que nós poderíamos lhes oferecer. Abrimos a brincadeira pedindo a benção, cada participante se apresentou e pediu a benção à alguém de sua família ou à alguém que tenha lhes ensinado algo. Depois, em um pequeno espaço da sala dançamos ciranda, um toré e nos embalamos para as histórias. Maria de Barro contou um pouco sobre a história de vida de seu Badia, ele, o mestre contou também alguns causos e principalmente  cantou e tocou  sua viola mágica. As histórias correram soltas por um bom tempo e nessa noite relebramos de como é importante a troca de saberes pela tradição oral.

A benção à seu Badia Medeiros e à todos os estudantes dessa escola que nos receberam com tanta alegria de viver!

Deixe uma resposta