Caravana Griô: Águas Lindas

Na quinta feira 24 de Maio, nos encontramos com o griô Zé Carlos em um dos lugares mais mágicos da região do DF e Entorno: O Ninho dos Artistas. Um lugar que acolhe artistas de todo canto, que oferece oficinas para as crianças e jovens da região, criado por Seu Ednaldo quando Águas Lindas ainda praticamente nem existia.
Primeiro sentamos com Zé e Seu Ednaldo conversamos um pouco sobre a história do lugar, depois seu Ednaldo teve que se retirar para resolver suas muitas tarefas no local. Assim começamos a conversa poética com Zé Carlos, que nos contou um pouco sobre sua trajetória enquanto Zé Carlos e palhaço Mangaba.

Ao entardecer fizemos uma pausa para degustarmos o cuscuz de Tapioca feito pela brincante Thábata e nesse momento chegaram outros companheiros de caminhadas para florir nosso dia: Edi Natureza e sua família, Silvia Brandão, Cris Flores e outros visitantes de outros países cujo os nomes me fujiram da memória…

Com a chegada de tantos outros resolvemos fazer uma roda de brincadeiras e contação de histórias com as crianças que ainda estavam brincando ali pela chácara. Esse foi um momento mágico onde pudemos recarregar todos os nossos corpos e almas de luz do sol poente e trocas de energias verdadeiramente humanas!

Agradecidas somos à todos os presentes que compartilharam esse momento conosco!

Na manhã seguinte fomos direto para o quintal do Zé Carlos, onde nos aprontamos para ir à escola. Zé Carlos e Leninha (sua esposa) toparam ir à escola e se prontificaram a fazer uma cena de palhaços para os estudantes, assim as brincates Thábata e Luciana acharam por bem colocar suas palhaças Batata e Carona, para enfatizar a troca de saberes entre griô e griôs aprendizes. Seguimos em cortejo para a escola Jardim Guaira, onde realizamos as vivências, pela manhã e à tarde, recheadas com esquetes de palhaços e também brincadeiras de roda e contação de histórias sobre a vida do Zé.

À benção ao mestre Zezito pai de Zé Carlos que nos proporcionou esses momentos tão mágicos!

Deixe uma resposta