A Caravana Casa Moringa – Vereda dos Mamolengos é uma continuidade da Caravana Griô 2012. O projeto vai realizar circulação pelo Distrito Federal e Goiás, indo ao reencontro de mestras e mestres de tradição oral. Cada porto será espaço para troca de saberes e apresentações do espetáculo Vereda dos Mamolengos, em escolas e espaços públicos.
Cada uma das cidades escolhidas já foi visitada na Caravana Griô 2012. Em 2015 e 2016, o projeto pretende proporcionar o encontro entre os mestres e mestras, com o objetivo de resgatar os vínculos já formados e fortalecer a rede de transmissão de saberes, em especial nas escolas públicas, vinculando a tradição oral ao ensino formal.
A Caravana resultará ainda na produção de quatro vídeos-poéticos. No roteiro, estão quatro cidades e encontros: Águas Lindas (GO), com Seu Ednaldo e Virgílio Mota; Olhos D’água (GO), com Dona Santina e Dona Nega; Pirenópolis (GO), com Bastião de Chica e Badia de Medeiros; e Paranoá (DF, com Mestre Zé do Pife e Martinha do Coco.
O projeto conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).
VEREDA DOS MAMOLENGOS
O espetáculo Vereda dos Mamolengos conta a história de uma família de agricultores. Onde eles chegam estão dispostos a plantar sementes e alegria. Porém, surpresas naturais e peripécias humanas acontecem. Entre brincadeiras e confusões cotidianas, Conceição e Benedito transformam desafios em vida. A trilha sonora ao vivo conduz bonecos e plateia a brincarem juntos, caminhando entre veredas e interiores do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Brincante, mamolengueira e arte-educadora: Fabíola Resende
Brincante, musicista e arte-educadora: Thabata Lorena
Brincante, músico e arte-educador: Daniel Carvalho
Mestre griô e arte-educador: Sebastião do Amaral (Seu Bastião)
Mestre griô e arte-educador: Badia Medeiros
Mestre griô e arte-educador: Francisco Gonçalo (Zé do Pife)
Mestre griô e arte-educador: Marta Leonardo (Martinha do Coco)
Mestre griô e arte-educador: Santana da Silva Gonçalves (Dona Santina)
Mestre griô e arte-educador: Maria Araújo da Silva (Dona Nega)
Mestre griô e arte-educador: Virgílio Motta
Mestre griô e arte-educador: Ednaldo Azevedo (Seu Ednaldo)
Designer e fotografia: Nara Oliveira
Registro audiovisual: Farid Abdelnour
Assessoria de comunicação: Keyane Dias